Você sabe o que são as empresas zebra?
Há um tempo conhecemos o conceito de empresa zebra e fez muito sentido para nossa realidade. Ele se apoia na intenção de construir a infraestrutura para apoiar empresas que querem equilibrar lucratividade e propósito, valorizar o compartilhamento de poder e recursos e criar uma sociedade mais justa.
Tudo porque se entende que o modelo de negócio de uma empresa impacta tanto aqueles que diretamente trabalham lá, quanto quem consome seus produtos e serviços, até a sociedade como um todo.
No texto “Sex & Startups”, as autoras Jennifer, Mara, Astrid e Aniyia defendem que o modelo de negócios de uma empresa gera comportamento em escala.
É um movimento em contrapartida aos negócios em que o retorno financeiro dos acionistas prevalece ao bem-estar social, assim como o consumo em detrimento da criação. Este novo movimento tem um novo símbolo: a empresa zebra.
“Por que as zebras?
- Para afirmar o óbvio: ao contrário dos unicórnios, as zebras são reais.
- As empresas zebra são pretas e brancas: elas são lucrativas e melhoram a sociedade. Elas não sacrificam um pelo outro.
- As zebras também são mutualistas: ao se unirem em grupos, elas protegem e preservam umas às outras. Sua entrada individual resulta em uma produção coletiva mais forte.
- As empresas zebra são construídas com resistência inigualável e eficiência de capital, desde que as condições permitam que elas sobrevivam”
Como diz a Gabriela Werner, nossa co-fundadora, “Por tudo isso, nos reconhecemos como empresa zebra, nos inspiramos com o impacto positivo de muitos dos nossos 900 membros na Grande Florianópolis e 17.000 membros ao redor do mundo e nos colocamos a serviço para apoiar e nutrir uma verdadeira manada de empresas zebra na nossa cidade”